Dr. João Victor Beraldi Lima – Fisioterapeuta – CREFITO 3/ 147803-F

© Clínia Habilitare Todos os direitos reservados.

O QUE É

OSTEOPATIA?

A osteopatia criada por Andrew Taylor Still é uma filosofia que tem o princípio da capacidade do corpo de se auto-regular ou auto-curar, muitas vezes quando o organismo não consegue normalizar de forma natural, utilizamos técnicas de terapia manual: estruturais, posturais, visceral e craniana para retornar o equilíbrio do corpo.

O Osteopata atua de maneira estritamente manual sobre os órgãos, o sistema músculo esquelético, o sistema nervoso e sobre o crânio, restabelecendo um bom nível de comunicação e movimento entre estas diferentes estruturas.

Proporcionado uma melhora da circulação sanguínea e equilíbrio do sistema nervoso autônomo, removendo barreiras que podem contribuir com a doença e proporcionando um ambiente favorável para que o corpo se "auto cure", ou seja, reencontre seu estado de equilíbrio.

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES?

• Dores ciáticas

• Dores de cabeça crônicas

• Enxaqueca e DTM

• Estresse,

• Gastrites

• Hérnias de disco

• Problemas emocionais (depressão, insônia, etc.).

• Rinites

• Sinusite

• Asma

• Bronquite

• Cólicas menstruais

• Disfunções auditivas

• Disfunções da ATM

• Disfunções digestivas

• Disfunções ginecológicas

• Disfunções respiratórias

• Distúrbios do sono,

• Dores articulares

LINHAS DE TRATAMENTO

O tratamento da Osteopatia é natural, pois não existe a prescrição de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Realizando uma avaliação podemos identificar se existem disfunções locais e tratar de forma eficiente.

A abrangência da técnica torna o Osteopata habilitado a tratar de diversas patologias que vão desde problemas músculo esqueléticos (dores na coluna, ombros, joelhos, etc.), passando por disfunções viscerais (gastrites, disfunções intestinais, cólicas menstruais, etc.), disfunções do sistema craniano (sinusites, rinites, enxaquecas, disfunções da ATM, etc.) e problemas emocionais (depressão, insônia, etc.).

A Osteopatia é indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou idade. Ela é uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos eventos. O método não se opõe à Medicina ou à Fisioterapia e atua de forma preventiva ou curativa.

COMO FUNCIONAM AS SESSÕES?

O tratamento utilizando a filosofia da Osteopatia inicia-se com uma avaliação detalhada sobre os sintomas do paciente. Por ser uma técnica de terapia manual que visa o equilíbrio do corpo, considerando-o como um todo, o fisioterapeuta irá pesquisar sobre outras doenças (atuais ou já tratadas), traumas (como quedas ou acidentes), cirurgias, cicatrizes, alterações viscerais (como má digestão ou constipação intestinal), e até mesmo a saúde emocional do paciente.

Na sessão, buscamos encontrar e tratar a causa principal do desequilíbrio e não os sintomas, por isso a avaliação permitirá ao osteopata entender quais fatores ou situações levaram ao aparecimento do sintoma relatado, assim estabelecer possíveis causas do desequilíbrio.

Tendo em mente as hipóteses sobre a causa dos sintomas poderá iniciar a avaliação funcional, ou de mobilidade, através de testes específicos, de diferentes tecidos. O tratamento normalmente já é iniciado na primeira sessão, logo após a avaliação.

Não existe contra-indicações podendo ser aplicadas em bebês, desde os seus primeiros dias de vida.