Dr. João Victor Beraldi Lima – Fisioterapeuta – CREFITO 3/ 147803-F

© Clínia Habilitare Todos os direitos reservados.

O QUE É A FISIOTERAPIA?

A fisioterapia permite o diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções de órgãos e sistemas com o objetivo de preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação).

Por isso, ela traz resultados excelentes resultados em tratamentos de dor na coluna, dores articulares, tendinite, bursite, artrose, lesões ligamentares, entorses, entre muitas outras.

Oferece diversos recursos capazes de proporcionar bem-estar, com excelentes técnica para se minimizar a dor e a inflamação. Pode também auxiliar na diminuição da dor, melhorar a amplitude de movimento e reforçar a musculatura enfraquecida.

Na Habilitare realizamos ainda o tratamento preventivo esportivo para diminuir os riscos de lesões e aumentar o rendimento de quem pratica atividade física.

LINHAS DE TRATAMENTO

Cada paciente é único, por isso as abordagens em nossos serviços são diferentes e focam primariamente na eliminação da dor e na sua causa, buscando a saúde corporal de longo prazo.

TRATAMENTO DE COLUNA

Cerca de 70% da população brasileira sofre com algum tipo de problema na coluna, como lombalgia, escoliose, cervicalgia, má postura e dores intensas em toda a região da coluna. Isto pode ser também devido ao sedentarismo e comodidades da vida moderna.

Nosso tratamento inicia pela analgesia, por meio de diferentes técnicas, seguido de mobilizações, articular, neural e muscular, buscando o retorno da função da articulação e, posteriormente o fortalecimento muscular, para estabilização e proteção articular, com auxilia de pilates.

O paciente será avaliado para que seja feito o diagnóstico por meio de avaliações clínicas (durante a consulta) e radiológicas. Para cada tipo de dor e para cada tipo de lesão, existirá um caminho e uma técnica a ser seguida.

Ausência ou redução da dor •    Qualidade de vida •    Retorno às atividades regulares •    Bem-estar

HÉRNIA DE DISCO

A Hérnia de Disco afeta grande parte da população. E, apesar de causar certo pavor, são um processo natural do corpo humano, uma condição que atinge também a população jovem e adulta, ao contrário do que muitos pensam.

Com a má postura, esforços repetitivos, carregamento excessivo de peso, estilo de vida sedentário, a coluna é sobrecarregada e os sintomas podem aparecer depois de algum tempo, prejudicando a qualidade de vida.

Geralmente geram dor durante os movimentos realizados no decorrer o dia por comprimir o nervo que sai da coluna e vão para as pernas (região lombar) ou para os braços (região cervical), podendo gerar crises dolorosas repentinas, o que popularmente é conhecido por “travar a coluna”.

No TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO PARA A COLUNA VERTEBRAL desenvolvido pela ITC Vertebral os procedimentos não são invasivos. Os pacientes são tratados de acordo com os sintomas e sinais da dor. Não existe um trabalho padrão e é aí que consiste um dos grandes diferenciais do ITC Vertebral: o indivíduo passa por uma avaliação criteriosa, sendo direcionado, a partir dessa primeira etapa, para um atendimento personalizado.

FISIOTERAPIA ESPORTIVA

A prática de atividade física pode levar a sobrecargas e lesões por traumas diretos ou movimentos repetitivos, como tendinites, fraturas por estresse, dores, estiramentos e contraturas musculares, entre outros.

O objetivo da fisioterapia nesse caso é acelerar a volta do atleta à sua atividade com alívio de dores e segurança o quanto antes. Após identificada a causa do problema, o tratamento segue com uso de terapias manuais, exercícios, alongamentos, ajustes do movimento durante o esporte, treinos sensório motores e proprioceptivos.

Avaliamos e tratamos baseados nos gestos esportivos de cada esporte, corrigindo os movimentos executados, fortalecendo e equilibrando o sistema músculo esquelético.

Condromalácia patelar
Contraturas e estiramentos musculares
Entorses de tornozelo
Epicondilite

Fasceíte plantar
Fratura por estresse
Lesão em ligamentos
Pré e pós operatório

Pubalgia

Síndrome da banda íliotibial

Síndrome patelo femoral

Tendinites

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA

A Fisioterapia Ortopédica-Traumatológica atua na prevenção e reabilitação de pessoas com diversas afecções músculo esqueléticas, como dores musculares ou em articulações, disfunções em ossos ou tendões, e lesões em ligamentos, através de terapias manuais, eletroterapia e termoterapia, reeducação de movimentos, fortalecimento muscular, coordenação motora, e treino sensório motor e proprioceptivo, tendo como objetivo o retorno às atividades com qualidade de vida e bem-estar.

Bursites e Tendinites
Condromalácia patelar
Contraturas e estiramentos musculares
Dores articulares e musculares

Dores na coluna

Entorses de tornozelo

Epicondilite

LER (Lesão por Esforço Repetitivo)

Lesões em meniscos, ligamentos, tendões e articulações

Luxações

Pós fraturas

Pré e pós operatório

Síndrome patelo femoral

KINESIO TAPING

Técnica de reabilitação desenvolvida para facilitar o processo de regeneração do organismo, dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir o seu movimento, promovendo um funcionamento normal.

Este método prolonga os efeitos de terapias manuais convencionais permitindo que os benefícios terapêuticos se mantenham ao longo de todo o dia, sendo usado para tratar um conjunto alargado de problemas a nível ortopédico, neuromuscular, neurológico, linfático, entre outros. Sua aplicação também reduz edemas e a dor de lesões musculares.

Tem como efeito o alívio imediato de dores, sensação de conforto, facilita mobilidade, alinha articulações. Tem ação anti-inflamatória e também de drenagem linfática. Permite utilização durante 3 a 5 dias, uma vez que é resistente e à prova de água, garantindo um efeito terapêutico de 24h/dia

Lombalgias
Artrite
Contratura Muscular
Entorses

Espasticidade

Estiramento

Fascite Plantar

Hérnia de Disco

Linfedemas

Paralisia Facial

Paresias

Tendinites

Torcicolos

COMO É O ATENDIMENTO?

Na Habilitare, você é um indivíduo único e, por isso, nosso atendimento é totalmente personalizado e individual. O diagnóstico e tratamento será baseado no uso de metodologias contemporâneas com foco na investigação da origem do problema e tratar a causa – ao invés do sintoma –, por meio de uma solução definitiva de longo prazo.

Será realizada primeira avaliação para conhecer de forma mais aprofundada as dores e o processo que o levou a tal. A partir daí, serão analisados e interpretados exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar possíveis causas.

Focando na necessidade de cada paciente, buscaremos o entendimento do caso em todas as suas dimensões: física, emocional e espiritual.